Efeito da Disponibilidade de Sombra Sobre o Conforto Térmico de Novilhas Leiteiras
PDF

Palavras-chave

pastejo
sombreamento
termólise

Como Citar

Salla, L. E., Pires, M. F. A., Moraes, D. F., Dias, M., Oliveira, P., & Santos, B. cunha. (2009). Efeito da Disponibilidade de Sombra Sobre o Conforto Térmico de Novilhas Leiteiras. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9040

Resumo

Objetivou-se comparar o efeito de sistemas de produção com diferentes provisões de sombra sobre características adaptativas de novilhas. A pesquisa foi desenvolvida na Embrapa Gado de Leite. Utilizou-se 20 novilhas leiteiras, com acesso e não a disponibilidade de sombra. Aferiram-se dados de temperatura retal (TR), taxa sudação (TS), Freqüência respiratória (FR) e temperatura de superfície corporal (TSC) da manhã e tarde. Houve efeito (P < 0,05) sobre a temperatura de pele e freqüência respiratória, com menores valores para o sistema com sombreamento. As novilhas acionaram em maior grau (P < 0,05) a termólise evaporativa cutânea para a estação de outono e verão (P < 0,05) no sistema braquiária. Conclui-se que a arborização mostrou-se eficiente para melhorar o conforto térmico dos animais, observando-se menor número de FR, menor TS e TSC, mesmo a temperatura retal estando fora dos níveis fisiologicamente aceitáveis.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.