Desempenho de Plantas de Cobertura de Inverno na Produção de Biomassa e Supressão de Plantas Espontâneas
PDF

Palavras-chave

tremoço
aveia-preta
biomassa
plantas espontâneas

Como Citar

Goulart, P. L., Bastiani, M. L. R., Fontanétti, A., Pereira, L. C., & Moreira, G. M. (2009). Desempenho de Plantas de Cobertura de Inverno na Produção de Biomassa e Supressão de Plantas Espontâneas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9036

Resumo

Com o objetivo de avaliar o desempenho de plantas de cobertura de inverno na produção de massa da parte aérea e supressão de plantas espontâneas na região de Rio Pomba, MG, foi conduzido um experimento no IFET – SDMG, no inverno de 2008. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com cinco repetições. Os tratamentos constaram das seguintes espécies de plantas de cobertura: tremoço branco; aveia-preta; a combinação entre aveia-preta+tremoço branco e o tratamento formado pela vegetação espontânea (testemunha). A aveia-preta foi a espécie de inverno que apresentou o maior potencial de produção de massa da parte aérea, além da maior cobertura do solo, em relação às demais plantas de cobertura (tremoço branco e aveia-preta+tremoço branco) para as condições da região. Maiores infestações de plantas espontâneas foram obtidas quando se utilizou o tremoço branco como planta de cobertura e menores infestações, no consórcio aveia-preta com tremoço branco ou com a aveia-preta em monocultivo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.