Implantação de Unidade de Observação e de Demonstração com Sistemas Agroflorestais em Áreas Alteradas, no Município de Altamira-PA, como meio de Divulgação e Avaliação Participativa de Técnicas de Recuperação Produtiva de Áreas Agrícolas

Palavras-chave

Agricultura
Sistema de Produção
Meio Ambiente.

Como Citar

Santos de Souza, E., Alves Felizardo, E., Geraldo Augusto, S., & Celestino Filho, P. (2009). Implantação de Unidade de Observação e de Demonstração com Sistemas Agroflorestais em Áreas Alteradas, no Município de Altamira-PA, como meio de Divulgação e Avaliação Participativa de Técnicas de Recuperação Produtiva de Áreas Agrícolas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9035

Resumo

No meio rural, a transferência de tecnologia encontra a resistência por parte dos agricultores pelo desconhecimento e pela dúvida de seus resultados. O sistema de trabalho participativo, com orientação técnica onde o agricultor acompanha a introdução de novas técnicas e os resultados alcançados, pode transformá-lo em Difusor do aprendizado e das observações que ele ajudou a fazer. Assim o trabalho foi iniciado em fevereiro de 2008, em um lote agrícola na comunidade da Princesa do Xingu, Município de Altamira, PA. O sistema foi implantado numa área de 5.500m2, com 117 cacaueiros, 224 cafeeiros, 48 guaranazeiros e 48 açaizeiros. Espécies florestais como Cumaru, Jenipapo, Andiroba, Ipê Amarelo, Mogno Africano e Neem Indiano, para sombreamento definitivo. Bananeiras, macaxeira e feijão guandu, para sombreamento provisório, um sistema de irrigação por gotejamento não convencional possibilitando o cultivo de frutas e hortaliças e o melhor desenvolvimento das espécies nos meses mais secos.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.