Kaingáng e Xokléng do sul do Brasil e a Floresta: discutindo Etno-história e História Ambiental
PDF

Palavras-chave

Indígenas do Sul do Brasil
Recursos Genéticos Vegetais
Etnopedologia
História e Meio Ambiente.

Como Citar

Klanovicz, J. (2009). Kaingáng e Xokléng do sul do Brasil e a Floresta: discutindo Etno-história e História Ambiental. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9032

Resumo

A comparação entre os sabers ecológicos dos Kaingáng e dos Xokleng no Sul do Brasil, o processo de disseminação histórica de espécies, e o conhecimento científico podem proporcionar a incorporação de recomendações para o manejo colaborativo e sustentável, bem como aproximar o conhecimento indígena de práticas científicas com o objetivo de preservar os recursos naturais. Este artigo busca discutir aspectos teórico-metodológicos do trabalho com esse tema do ponto de vista da Etno-história e da História Ambiental, ligando-as à problemática do uso de recursos genéticos vegetais, da paisagem e do solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.