Implantação de Hortas caseiras com base na agroecologia na casa dos pais e/ ou responsáveis da escola Paulo Darcoso Filho
PDF

Palavras-chave

alimentos
agroecologia
obesidade

Como Citar

Paula da silva, michele, Coutinho, J., Policarpo, V. madeira nunes, Silveira, A. da, Lagunilla, A. M. P., Mello, S. da S., Barros, N. A., Feitoza, S. da C. G., & da Silva, G. C. (2009). Implantação de Hortas caseiras com base na agroecologia na casa dos pais e/ ou responsáveis da escola Paulo Darcoso Filho. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9030

Resumo

O projeto Educação, Avaliação Nutricional e Atividade Física na Pré-escola e Ensino Fundamental: Autonomia para Escolhas Saudáveis tem sido desenvolvido no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - Paulo Darcoso Filho situada em Seropédica, tem-se trabalhado com pais e alunos de um grupo que objetiva melhoria na saúde, qualidade de vida e segurança alimentar, especificamente com alunos que apresentam problemas nutricionais tais como: sobrepeso, baixo peso e baixa estatura. Partindo dessa problemática tem-se incentivado a realizado e a implantação de horta caseira na casa dos pais, baseado-se em princípios agroecológicos. Dessa forma, pretende-se possibilitando o contato como alimentos saudáveis, promove o aumento no consumo tanto dos responsáveis quanto dos alunos da escola. Para implantação da horta na casa dos pais e para promover maior conhecimento sobre o assunto foi ministrado palestras, mini-cursos e visita técnica em espaços de agricultura orgânica. Dessa maneira, temos como resultados apoio da família atuando de forma ativa para a mudança nos hábitos alimentares, criação de laços afetivos entres os pais e /ou responsáveis, proximidade escola-família e interesse dos pais com assuntos ligados área ambiental além de possibilitar maior proximidade com espaço. Sendo assim, conclui-se que é importante educar para uma vida saudável e sustentável.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.