Análise da Qualidade do Óleo de Pequi Produzido e Comercializado no Município de Januária-MG, Brasil
PDF

Palavras-chave

óleo de pequi
qualidade de óleos
Extrativismo
Cerrado

Como Citar

Barbosa, E. A., Antunes, R. de O., Farias, T. M., & Nascimento Lopes, P. S. (2009). Análise da Qualidade do Óleo de Pequi Produzido e Comercializado no Município de Januária-MG, Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9026

Resumo

O pequizeiro (Caryocar brasilienses Camb.), árvore do Cerrado brasileiro, proporciona importante fonte de renda e alimento para os povos que vivem neste bioma. O óleo é um dos principais produtos do processamento dos frutos do pequi. Com objetivo de avaliar a qualidade do óleo produzido e comercializado no município de Januária – MG, fez-se o acompanhamento do processo de extração, na zona rural do município, e a análise do índice de acidez, peróxido saponificação, umidade, voláteis e organolépticas. Os resultados foram comparados com as análises feitas com amostras de óleo adquiridas no mercado municipal. Comparando-se os dois grupos de amostras, observou-se diferenças significativas principalmente nas análises organolépticas, índice de acidez e peróxido, importantes indicadores de qualidade. O óleo encontrado no mercado apresenta qualidade inferior, quando comparado ao óleo produzido nas comunidades rurais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.