Escassez da Água: o Desafio é Nosso (Uma Experiência de Educação na Universidade Federal do Ceará).
PDF

Palavras-chave

Recursos hídricos
Aprendizagem cooperativa
Uso sustentável

Como Citar

Carneiro, M. G. R., Rocha, J. de A., Sousa, N. R. de, & Matos, G. P. (2009). Escassez da Água: o Desafio é Nosso (Uma Experiência de Educação na Universidade Federal do Ceará). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9018

Resumo

Apesar de a água cobrir quase dois terços da superfície do planeta, a sua escassez tem sido apontada como um dos problemas mais preocupantes para este novo milênio. A demanda por água está rapidamente esgotando o suprimento. Além disso, boa parte dessa água disponível para uso humano está contaminada pelos dejetos produzidos pelo próprio homem, a quantidade restante em condições de uso é cada vez menor podendo levar a falta de água de boa qualidade em várias regiões do planeta nos próximos anos. Percebemos que em nossa comunidade acadêmica essa realidade não difere das demais, o que proporcionou a necessidade de investigação frente à problemática da escassez. Este contexto contribuiu para uma análise sobre o que estamos fazendo para reverter essa situação ou se pelo menos não estamos contribuindo para isto. A oportunidade para a idealização e concretização da pesquisa surgiu em fevereiro de 2009 quando ocorreu um processo seletivo para bolsa de monitoria de aprendizagem cooperativa pela PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD. Aprendizagem cooperativa é a metodologia utilizada, onde o passo crucial era a formação de uma célula de estudo. Compreender e demonstrar a importância da água para a existência humana, e que enquanto recurso natural trata-se de um bem esgotável, é o objetivo central do projeto. Para tanto, está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, pois de posse de uma fundamentação teórica, será apresentado uma oficina para sensibilizar as pessoas presentes em relação ao consumo excessivo e indiscriminado dos recursos hídricos do nosso planeta, incentivando a busca de alternativas para os problemas relacionados a água.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.