Variação da Umidade e da Densidade do Solo sob Diferentes Coberturas Vegetais
PDF

Palavras-chave

pastagem
mata nativa
latossolo vermelho-amarelo
método termogravimétrico
anel de Kopecky

Como Citar

Roldi Guariz, H., Savoldi Picoli, M. H., Campanharo, W. A., & Cecílio, R. A. (2009). Variação da Umidade e da Densidade do Solo sob Diferentes Coberturas Vegetais. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9011

Resumo

O estudo foi realizado na microbacia hidrográfica do Córrego Jaqueira, Alegre – ES. A determinação da umidade e da densidade do solo foi avaliada sob cinco coberturas vegetais. A densidade e a umidade do solo são características que apresentam variações no espaço e no tempo e este trabalho se propôs a verificar essa variabilidade do solo sob diferentes coberturas vegetais na profundidade de 15 a 20 cm. Verificaram-se diferenças consideráveis de umidade, mostrando que o solo sob plantio de eucalipto é quase sempre mais úmido que o dos demais sítios. O solo sob os sítios 1 (pastagem abandonada), 2(eucalipto), 3(pastagem), e 4(mata nativa) não diferiram entre si no quesito densidade do solo pelo teste de Tukey (5%). Os valores diferenciados para a densidade do solo podem estar associados aos tratos culturais e ao declive do terreno, como também ao histórico de uso de suas áreas, sendo que os sítios 1, 2, 3 e 5 (vegetação pioneira), eram antes destinados a pastagem intensiva.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.