Utilização de Extrato da Folha de Pequi e Termoterapia no Controle de Fitopatógenos das Sementes de Pequi (Caryocar brasiliense Camb.)
PDF

Palavras-chave

controle alternativo
qualidade sanitária

Como Citar

Santos Martins, C. de P., Borges Moreira, T. M., Magalhães, H. M., Gonçalves Gomes, J., Corrêa de Oliveira, N. C., Porto Carneiro, P. A., Nascimento Lopes, P. S., & Pereira Sales, N. de L. (2009). Utilização de Extrato da Folha de Pequi e Termoterapia no Controle de Fitopatógenos das Sementes de Pequi (Caryocar brasiliense Camb.). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9010

Resumo

O experimento objetivou avaliar a eficiência de diferentes métodos alternativos no controle de patógenos bem como compara-los com tratamento convencional via fungicida e verificar quais microrganismos se encontram presentes nas sementes de pequizeiro. O trabalho foi conduzido no laboratório de Microbiologia e Fitopatologia do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Foram realizados setes tratamentos sendo 1- Testemunha; 2- Termoterapia (60° por 10 minutos); 3- Termoterapia (60º por 20 minutos); 4- Termoterapia (60º por 30 minutos); 5- Extrato vegetal (folha de pequi-5%); 6- Extrato vegetal (folha de pequi-20%); 7- Fungicida (Manzate a 5%). Foi constatada a presença dos seguintes patógenos: Aspergillus niger, Aspergillus flavus, Fusarium sp., Rhizopus sp. e Penicillium sp. independente do tratamento. Pode-se observar que o extrato vegetal utilizado foi eficiente no controle de Aspergillus flavus, enquanto a termoterapia à 60° por 30 minutos foi tratamento mais uniforme no controle dos fungos observados, a exceção do Fusarium sp, que foi melhor controlado com o uso de fungicida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.