A Construção de Novas Relações de Produção, Geração de Renda e de Organização a partir das Feiras Livres Agroecológicas
PDF

Palavras-chave

venda direta
diversificação
agricultura familiar e consumidores

Como Citar

Fabro, J. R., Tonini, F., & Grigolo, S. C. (2009). A Construção de Novas Relações de Produção, Geração de Renda e de Organização a partir das Feiras Livres Agroecológicas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9008

Resumo

Este trabalho buscou compreender o quanto a relação produtor e consumidor gera alternativas de produção e de organização das propriedades e como os agricultores tornam-se capazes de construir autonomia frente aos mercados convencionais; estudou-se a geração de alternativas de renda para os agricultores mais empobrecidos e marginalizados, e também estratégias solidárias de comercialização. Aprofundar a compreensão da comercialização é estratégico para o avanço da agroecologia. A venda direta força a diversificação da produção, a transparência do processo produtivo e a formação e informação dos agricultores e consumidores. A verificação deu-se através de relato de experiências, visitas e analise de arquivos. A análise do processo de feiras agroecológicas do Sudoeste do Paraná demonstrou sua capacidade de diversificar as fontes de renda e de produção gerando autonomia as famílias bem como, nova percepção sobre o consumidor e sobre o mercado.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.