Paisagens e Recursos Naturais do Cerrado: Diálogos com Agricultores em Comunidades Rurais de Rondonópolis – Mato Grosso - Brasil
PDF

Palavras-chave

Assentamentos Rurais
Conservação Ambiental
Pesquisa-ação

Como Citar

Sturza, J. A. I., & Rodrigues, L. S. (2009). Paisagens e Recursos Naturais do Cerrado: Diálogos com Agricultores em Comunidades Rurais de Rondonópolis – Mato Grosso - Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9001

Resumo

A experiência foi realizada pelo Grupo de Estudo da Paisagem e Agricultura Familiar (GEPAF), do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis/MT. Trata-se de uma atividade de extensão e pesquisa-ação junto a comunidades rurais, desenvolvida no Assentamento Chico Mendes, Município de Rondonópolis – MT, relativa ao Projeto PAISAGEM DO CERRADO E SUA CONSERVAÇÃO: ações diagnósticas e propositivas em comunidades rurais da Micro-bacia do Arareau - Rondonópolis (MT) (SIEX N◦. 7383.59.8316.29022008/2008). A atividade foi desenvolvida entre os meses de Abril a Novembro de 2008, através de um ciclo de palestras, visitas familiares e trabalho de campo junto a 57 pessoas de 11 comunidades rurais. O trabalho foi realizado por 04 professores, 03 alunos bolsistas (02 bolsas de extensão), 01 médica da Secretaria Municipal de Saúde e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondonópolis. Os resultados mais expressivos foram: identificação dos principais problemas ambientais e sociais das comunidades; fortalecimento da integração entre extensão-ensino e pesquisa e comprovada necessidade de atividades extensionistas junto aos agricultores familiares.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.