Indicadores Simples em Plantio Direto Sem Herbicidas na Visão de Agricultores e Técnicos
PDF

Palavras-chave

extensão rural
plantas espontâneas
biodiversidade.

Como Citar

Venturi, M., Garcia, K. A., Comin Comin, J. J., Lovato, P. E., Bonjorno, I. I., Orofino, G. G., Sete, P. B., dos Santos, E., Martins, L. A. O., Uriarte, J. F., Schelbauer, C., Bittencourt, H. von H., & Lana, M. A. (2009). Indicadores Simples em Plantio Direto Sem Herbicidas na Visão de Agricultores e Técnicos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8995

Resumo

Desde 2005 o Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolve pesquisas para verificar as melhores combinações de consórcios de plantas de cobertura de inverno a fim de reduzir o uso de herbicidas. Em 2007 e 2008 foram desenvolvidas estas experiências com agricultores familiares de diversas regiões do estado de Santa Catarina em suas propriedades. Eles avaliaram seus experimentos através de um método simples e recuperaram valores como a observação de interações edafoclimáticas, físicas, químicas e biológicas em suas lavouras. Mas ainda assim houve falhas nos experimentos que podem ter sido causadas por comunicação e problemas ambientais. Então foi desenvolvida outra pesquisa para avaliar a comunicação entre agricultores e técnicos que identificou essa diferença, possivelmente causada por fatores culturais históricos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.