Levantamento Sócio-Econômico do Manejo de Criação de uma Pequena Propriedade Familiar de Gado de Leite no Município de Santa Teresa-ES
PDF

Palavras-chave

Pecuária de leite
Renda familiar
Desenvolvimento rural.

Como Citar

Nóbrega de Jesus, N. R., Zanetti, J. B., & Silva, V. V. (2009). Levantamento Sócio-Econômico do Manejo de Criação de uma Pequena Propriedade Familiar de Gado de Leite no Município de Santa Teresa-ES. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8987

Resumo

Este estudo apresenta um levantamento sócio-econômico dos pequenos pecuaristas de leite do município de Santa Teresa-ES, com propostas para uma implementação na renda familiar. Foram identificados os sistemas produção, fontes de informações para obtenção de novas tecnologias e o relacionamento do produtor com o mercado. A coleta dos dados foi realizada com os produtores por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados permitiram aferir as seguintes características: propriedades contém em média 38ha sendo a base da mão-de-obra familiar. O rebanho com média de 36 cabeças, mestiço Holandês–Zebu, com produção média de 60 litros, vendido para os comerciantes locais. A suplementação dos animais se dá somente na época da seca, onde apresenta queda na produção dos pastos. Para possibilitar um incremento na renda, é necessário que eles tenham maior acesso à tecnologia, e a organização entre eles em associação, como forma principal para o fortalecimento da pecuária de leite nesta região.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.