Diagnóstico das Alterações Físicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob Diferentes Usos
PDF

Palavras-chave

pastagem
café
mata nativa
atributos físicos

Como Citar

Roldi Guariz, H., Savoldi Picoli, M. H., Campanharo, W. A., & Cecílio, R. A. (2009). Diagnóstico das Alterações Físicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob Diferentes Usos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8983

Resumo

A compreensão e a quantificação do impacto do uso e manejo na qualidade física dos solos são fundamentais no desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. Foram coletadas três amostras de solo em cada um dos três sítios analisados, na profundidade de 0 – 20 cm. Avaliaram-se o teor de matéria orgânica, densidade do solo e densidade de partículas. Os resultados indicaram maior valor de Ds e Dp para o solo sob a pastagem, seguida pelo valor encontrado no plantio de café e mata nativa. Os resultados encontrados para o teor de M.O. foram maiores no solo sob mata nativa, seguido pelo solo sob pastagem e café. As pastagens apresentaram maior valor de densidade devido ao pisoteio de animais que imprimem elevadas pressões sobre o solo ao caminharem. Os resultados de M.O. vão de acordo com o fornecimento de material orgânico da feição analisada, sendo maior no solo sob a Mata, onde predomina um maior número de espécies, com níveis de sucessão ecológica estabelecidos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.