Evolução de uma propriedade leiteira submetida à assistência técnica no município de São Sepé-RS
PDF

Palavras-chave

alimentação
sanidade animal e planejamento

Como Citar

Schaefer, P. E., Lovato, T., Pizzani, R., Ludwig, R. L., & Goulart, R. Z. (2009). Evolução de uma propriedade leiteira submetida à assistência técnica no município de São Sepé-RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8982

Resumo

A atividade leiteira é uma exploração econômica que exige do produtor experiência, rotina e determinação para conseguir sucesso na atividade. A experiência se desenvolveu em uma propriedade leiteira da depressão central do Rio Grande do Sul, que apresentava índices alarmantes de decrescimento na atividade, acúmulo de dívidas, perda de capital e déficit na alimentação dos animais. Prestou-se assistência técnica ao produtor, onde se participou diretamente no planejamento econômico e na rotina de atividades desenvolvidas na propriedade para resolver seu insucesso. A situação econômica evoluiu, estabelecendo-se um novo ciclo de investimento na propriedade, no qual os índices sanitários foram corrigidos, os índices zootécnicos foram melhorados, aumentou-se o número de animais do plantel, introduziu-se um estoque vivo de alimento para os animais e conseqüentemente aumentou a produção de leite.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.