Efeitos dos Diferentes Tipos de Manejo Agroecológicos no Cultivo do Maracujazeiro-Amarelo: Qualidade do Suco
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
fruticultura orgânica
qualidade da fruta.

Como Citar

Tanoue, H. T., Caldas, R. G., Clemente, E., Alves de Sena, J. O., Oliveira de Francisco, A., & Roque de Cristo, T. (2009). Efeitos dos Diferentes Tipos de Manejo Agroecológicos no Cultivo do Maracujazeiro-Amarelo: Qualidade do Suco. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8975

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar a qualidade do suco do maracujazeiro-amarelo em sistema de produção com bases agroecológicas. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI), pertencente à Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada no distrito de Iguatemi, Maringá, Paraná, Brasil. Os tratamentos a serem avaliados, se constituem de quatro tipos de manejo de base ecológica, sendo a diferença básica entre eles o manejo do solo, sua cobertura e adubação. As seguintes variáveis resposta foram avaliadas: Sólidos solúveis totais, pH, acidez total titulável e vitamina C. Dos resultados observados nota-se que as características químicas do suco da fruta do maracujazeiro-amarelo, têm valores próximos, quando não, superiores aos encontrados por diversos autores que tem pesquisado o maracujazeiro-amarelo convencional. Os valores SST e Vit. C. apontaram diferenças significativas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.