Relevância das Práticas Sociais na Preservação da Agrobiodiversidade.
PDF

Palavras-chave

sementes crioulas
agricultura familiar
festa das sementes
biodiversidade
agroecologia.

Como Citar

GRIGOLO, S. C., Fabro, J. R., & Tonini, F. (2009). Relevância das Práticas Sociais na Preservação da Agrobiodiversidade. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8973

Resumo

Resumo O presente artigo estuda a festa das sementes realizada na região sudoeste do Paraná, que tem por objetivo o resgate e a manutenção da biodiversidade de sementes crioulas na agricultura familiar. Foram analisadas a diversidade de espécies, o número de participantes, a abrangência territorial e a proporção de homens e mulheres na festa. Constatou-se que a quantidade de espécies mantidas pela agricultura familiar é maior que as cultivadas com fins comerciais e que os encontros massivos realimentam o pensamento preservacionista da agricultura familiar, configurando-se como prática social importante para a manutenção da biodiversidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.