Efeito de Inseticidas Orgânicos sobre o Pulgão Aphis gossypii (Hemiptera: Aphididae) na Cultura do Pepino (Cucumis sativus) em Condições de Laboratório
PDF

Palavras-chave

Pulgão
Pepino
Agricultura Orgânica
Inseticidas.

Como Citar

Szymczak, L. S., Schuster, M. Z., Rohde, C., & Broetto, D. (2009). Efeito de Inseticidas Orgânicos sobre o Pulgão Aphis gossypii (Hemiptera: Aphididae) na Cultura do Pepino (Cucumis sativus) em Condições de Laboratório. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8969

Resumo

A cultura de pepino orgânico tem grande importância no cenário orgânico, tendo como principal praga o pulgão Aphis gossypii. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de inseticidas orgânicos sobre A. gossypii. Em laboratório foram testados quatro extratos, sendo eles, sabão neutro, arruda, extrato de alho e pimenta do reino. Avaliou-se durante quatro dias o controle de pulgões no 3° instar em desenvolvimento e a taxa de fecundidade. Todos os tratamentos demonstraram efeito sobre os pulgões e ninfas, sendo que o inseticida a base de sabão neutro teve melhor resultado, com 100% de mortalidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.