Crescimento Inicial de Cafeeiros Adubados com Mucuna ou Amendoim-Forrageiro
PDF

Como Citar

Vilela, E. F., Freitas, M. R. C., Piano, P. B., Santos, R. H. S., & Mendonça, E. S. (2009). Crescimento Inicial de Cafeeiros Adubados com Mucuna ou Amendoim-Forrageiro. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8968

Resumo

O suprimento de N tem grande efeito sobre o crescimento dos cafeeiros. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito do fornecimento de massa de mucuna-cinza ou amendoim forrageiro sobre o crescimento inicial de cafeeiros em vasos. O trabalho foi realizado de 01/10/2007 até 01/09/2008 na Universidade Federal de Viçosa, MG. Os tratamentos consistiram de três tipos de adubações: sulfato de amônia; massa de mucuna e massa de amendoim-forrageiro. O crescimento dos cafeeiros foi avaliado pelos dados da altura da planta (cm), perímetro do caule (cm), número total de folhas, número total de ramos plagiotrópicos e número total de nós. O cafeeiros que receberam leguminosas apresentaram maior crescimento em relação a todos os parâmetros avaliados, com exceção da altura. As diferenças expressaram-se a partir do quarto mês após o início do experimento e devem-se provavelmente ao fornecimento de outros nutrientes que não o N proporcionado pelos adubos verdes.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.