Técnicas Ecológicas com Jovens na Agricultura Familiar: a aprendizagem contextualizada para gestão dos estoques de nutrientes
PDF

Como Citar

ALVES WANDERLEY JÚNIOR, J. S., DE ARAÚJO, A. E., DO NASCIMENTO SANTOS, F., UMBELINO LEITE, J., TRINDADE DE SOUSA VIEIRA, A. M., & DOS SANTOS LIMA, W. (2009). Técnicas Ecológicas com Jovens na Agricultura Familiar: a aprendizagem contextualizada para gestão dos estoques de nutrientes. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8963

Resumo

A aprendizagem é o processo de avanço do conhecimento e da consciência, capaz de despertar e fortalecer habilidades, dinamizar o saber local pelos atores envolvidos a partir da leitura crítica da realidade. Esse trabalho teve como objetivo realizar formação teórica prática por meio da construção coletiva de conceitos e práticas agroecológicas, direcionadas à regulação dos estoques de nutrientes no solo e à nutrição das plantas. O trabalho foi desenvolvido com 25 jovens camponeses do Território da Borborema-PB. As atividades foram divididas em três momentos: 1º) Problematização; 2º) Reflexão teórica; 3º) Instrumentalização em campo. Os resultados foram: construção do conhecimento adaptado a realidade, ou seja, conhecimento agroecológico; formação teórica e prática, reflexiva em busca de soluções. A contextualização dos conteúdos despertou horizontes para utilização das técnicas compreendidas em suas comunidades, subsidiando a formação de uma horta comunitária em uma comunidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.