Diversidade de Ácaros em Cultivo de Cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum) no Sistema de Aléias
PDF

Palavras-chave

ácaros
cupuaçu
diversidade
controle biológico

Como Citar

Silva, R. R., Silva, M. de J. S., Costa, N. N., Santos, A. W., & Silva, E. A. (2009). Diversidade de Ácaros em Cultivo de Cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd. ex Spreng.) Schum) no Sistema de Aléias. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8957

Resumo

O cupuaçu (Theobroma grandiflorum) é uma planta nativa de grande importância para o Maranhão sendo utilizado como uma fonte de renda para o pequeno agricultor da região. Portanto o estudo da diversidade de organismos que ocorrem sobre a cultura neste tipo de cultivo, em aléias, é prioritário para o planejamento da escolha de espécies a serem utilizadas no sistema. Este trabalho objetivou o levantamento das famílias de ácaros predadores e fitofágos que ocorrem sobre a cultura do cupuaçu no sistema em aléias. Fez-se amostragens mensais durante seis meses, e o material vegetal coletado foi lavado, os espécimes encontrados foram montados e identificados. Ácaros da família Phytoseiidae e Tenuipalpidae foram dominantes no sistema, sugerindo um ambiente em equilíbrio. Ocorreram também as famílias Cheyletidae, Cunaxidae, Tarsonemidae, Tetranychidae e Tydeidae e as subordens Oribatida e Acaridida mostrando assim a diversidade destes organismos neste sistema de cultivo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.