Práticas de Adubação Usadas Pelos Produtores Da Horta dos Aposentados E Possibilidades De Torná-las Agroecológicas
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Adubação em Hortas
Horta dos Aposentados

Como Citar

Martins, M. R., Sant’Ana, A. L., de Oliveira, L. R., Gonzaga, D. de A., & da Silva, F. C. (2009). Práticas de Adubação Usadas Pelos Produtores Da Horta dos Aposentados E Possibilidades De Torná-las Agroecológicas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8956

Resumo

O objetivo do trabalho foi verificar as formas de adubação dos produtores da Horta dos Aposentados de Ilha Solteira, bem como a possibilidade de uma futura transição do sistema para agroecológicos. A horta serve para os aposentados como terapia, ajuda financeira e complemento alimentar das famílias envolvidas. O trabalho foi executado através de visitas para observação e aplicação de um questionário. Foram entrevistados 20 dos 100 aposentados produtores. Averiguamos que 10% dos entrevistados adubam suas hortas de maneira convencional, usando primordialmente adubos químicos; 20% de maneira estritamente orgânica e 70% deles se enquadram em orgânico – convencional, usando adubos orgânicos, porém, complementando com adubos químicos. Constatamos que faltam informações sobre excessos no uso de adubos, sobre o cultivo e benefícios da agricultura orgânica, também faltam assistências financeira e técnica mais adequadas à vida dos produtores.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.