Quintais agroflorestais como fontes de saúde: plantas medicinais na Comunidade de Vila Franca, Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Pará.
PDF

Palavras-chave

Etnobotânica
Divisão de trabalho
Reserva Extrativista

Como Citar

Braga Ferreira, T., & Pires Sablayrolles, M. das G. (2009). Quintais agroflorestais como fontes de saúde: plantas medicinais na Comunidade de Vila Franca, Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Pará. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8955

Resumo

Os quintais agroflorestais contribuem com a segurança alimentar e a saúde de agricultores familiares, especialmente em regiões tropicais e subtropicais do mundo. O objetivo deste trabalho é identificar as espécies medicinais e seus usos, analisar a divisão do trabalho familiar nestes espaços produtivos, assim como sua importância para a Comunidade de Vila Franca, Reserva Extrativista Tapajós–Arapiuns/Pará (0° 20’ 405” S e 55° 0’ 996” WO). Foram realizadas entrevistas estruturadas, semi-estruturadas e observação direta com os moradores. As plantas medicinais foram coletadas em 20 quintais e 129 espécies foram identificadas por métodos etnobotânicos e catalogadas pela taxonomia botânica. Os quintais estudados são manejados por mão-de-obra familiar, sendo as mulheres as principais responsáveis pelo seu cuidado e manutenção. Além de constituírem espaços para o cultivo de plantas úteis, os quintais são utilizados para a criação de pequenos animais e como espaço de lazer e socialização dos moradores. Os quintais agroflorestais estudados são ricos em espécies medicinais que contribuem com a saúde dos agricultores locais e a manutenção do conhecimento tradicional a elas associado.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.