Avaliação Participativa de Acessos de Bucha Vegetal
PDF

Palavras-chave

Luffa spp.
curcubitácea
ferramenta participativa
agricultura familiar

Como Citar

Ferreira, I. C. P. V., Mota, V. A., Araujo, A. V. de, Costa, C. A. da, & Ferreira, M. A. J. da F. (2009). Avaliação Participativa de Acessos de Bucha Vegetal. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8954

Resumo

Na comunidade Furado da Onça, município de Porteirinha-MG, identifica-se grande diversidade de cucurbitáceas, dentre elas, algumas espécies de bucha vegetal, utilizadas para uso doméstico, na alimentação e como fitoterápicos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar, de forma participativa, acessos de bucha vegetal. Para que fosse possível haver uma troca de experiências, foram usadas algumas ferramentas participativas como, diálogo semi-estruturado, tempestade de idéias e matriz de classificação. A partir dessas ferramentas analisou-se o ensaio participativo de 20 acessos de bucha vegetal (14 acessos da Embrapa-Cenargen e 6 acessos da comunidade). As agricultoras adotaram os diversos aspectos em relação á planta e ao fruto. De acordo com os conhecimentos empíricos que as agricultoras dois acessos foram selecionadas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.