Programa de Formação em Agroecologia e Meio Ambiente no Vale do Mucuri, Minas Gerais - Brasil
PDF

Palavras-chave

Agricultura Familiar
Sistemas Agroflorestais
Educação Agroambiental.

Como Citar

Lopes de Barros Moreira, G. D., Mahmud Lauar Neto, N., Rodrigues Martins, R., Costa Rodrigues, C., Fávero, C., Luiz de Oliveira, F., de Oliveira Pinheiro, L., & Aparecido de Carvalho, M. (2009). Programa de Formação em Agroecologia e Meio Ambiente no Vale do Mucuri, Minas Gerais - Brasil. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8951

Resumo

A Associação Regional Mucuri de Cooperação dos Pequenos Agricultores (ARMICOPA) e o Grupo de Pesquisa em Agricultura Familiar dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (GPAF/UFVJM) desenvolvem, desde 2007, o “Programa de Formação em Agroecologia e Meio Ambiente”. Este resulta da demanda das associações filiadas a ARMICOPA e conta com a participação de representantes de 16 comunidades de agricultura familiar. Por meio de encontros presenciais e viagens de intercâmbio de experiências, busca-se a construção coletiva de conhecimentos e de estratégias ecológicas para recuperação de ambientes degradados. Metodologias participativas são utilizadas na construção de desenhos e na implantação de Sistemas Agroflorestais. Resultados são notados no fortalecimento e difusão de princípios e práticas agroecológicas e na proteção dos recursos hídricos no vale do Mucuri. Possui apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente - PDA/MMA e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.