Controle Natural de Patógenos em Grãos de Amendoim e Café
PDF

Palavras-chave

controle alternativo
patógenos
plantas medicinais

Como Citar

Cruz, M. E. S., Schwan-Estrada, K. R. F., Cruz, M. J. S., Rupp, M. M. M., & Fiore, B. V. (2009). Controle Natural de Patógenos em Grãos de Amendoim e Café. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8944

Resumo

Avaliou-se o efeito das plantas Ocimum gratissimum, Alpinia speciosa, Cinnamomum zeylanicum, Syzygium aromaticum, Plectranthus amboinicus e Thymus vulgaris sobre microrganismos que além de serem patogênicos, ocasionam a síntese de micotoxinas em grãos de amendoim e café em pós-colheita. Para atingir este objetivo, grãos das espécies citadas foram submetidos à imersão, por 5 minutos, em extratos aquosos das plantas medicinais, na concentração de 20% (p:v), acondicionados em placas de Petri e mantidos em estufa com temperatura e umidade controladas por 7 dias. Após este período avaliou-se a incidência de patógenos. Através dos resultados verificou-se que os extratos aquosos de todas as plantas medicinais e aromáticas avaliadas foram efetivos no controle dos patógenos Aspergillus, Penicillium e Rhizopus presentes nos grãos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.