O Cultivo de Hortaliças em Substrato como Alternativa para as Comunidades Urbanas do Semi-Árido
PDF

Palavras-chave

cultivo sem solo
sustentabilidade
alimentação saudável.

Como Citar

Albuquerque Neto, A. A. R. de, Cavalheiro, V. B. D., & Silva, D. R. da. (2009). O Cultivo de Hortaliças em Substrato como Alternativa para as Comunidades Urbanas do Semi-Árido. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8941

Resumo

Nas áreas peri-urbanas da maioria das cidades se estabelecem pessoas oriundas da zona rural, que embora tragam consigo o conhecimento do plantar e do colher, formam bolsões de fome e de pobreza, sendo um problema para os gestores públicos. Visando incluir e potencializar a vida desses indivíduos neste mundo cada vez mais urbano em que vivemos, elaborou-se o projeto “Cultivo Urbano de Hortaliças” que foi executado no período de Julho de 2007 a Dezembro de 2008, sendo dividido em duas etapas: a Etapa 1 envolveu a produção de hortaliças em sistema de cultivo em substrato de fibra de casca de coco fertirrigado, testando o manejo de soluções nutritivas e a Etapa 2 envolveu a difusão com a capacitação e instalação de cultivos demonstrativos que visaram à formação de multiplicadores da tecnologia em questão e a disseminação de novos hábitos alimentares. Pretendeu-se abordar não apenas a técnica em si, mas buscar cultivar nestas pessoas a sustentabilidade, auto-suficiência e auto-estima.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.