Ribeirinhos da Amazônia, uma Abordagem dos Hábitos Alimentares, Ecologia e Manifestação Cultural de Comunidades Ribeirinhas do Município de Cametá na Região Tocantina – PA
PDF

Palavras-chave

Meio Ambiente
Sustentabilidade
Várzea.

Como Citar

Araujo Paixão, N. V. (2009). Ribeirinhos da Amazônia, uma Abordagem dos Hábitos Alimentares, Ecologia e Manifestação Cultural de Comunidades Ribeirinhas do Município de Cametá na Região Tocantina – PA. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8937

Resumo

Os municípios da microrregião de Cametá são banhados pelo rio Tocantins e seus afluentes, onde dois grandes ambientes são encontrados na região: o primeiro é denominado região das “ilhas” cujos moradores são tradicionalmente chamados de ribeirinhos e o segundo, denominado região de terra firme. Desta forma o presente trabalho tem por objetivo analisar por meio de um estudo qualitativo o processo de escolhas alimentares observados entre os ribeirinhos de Cametá, visando impulsionar a reflexão sobre a relação entre a floresta e o homem da Amazônia, baseando-se nas formas de uso dos recursos florestais, onde se observou uma íntima relação entre o ribeirinho e o ambiente amazônico, cuja identidade cultural está intimamente ligada ao relacionamento com a natureza, sendo o cuidado com a floresta é uma condição para que os seus meios vida sejam preservados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.