A Agricultura do Povo Tupinambá de Serra do Padeiro, Buerarema - Bahia
PDF

Palavras-chave

Indígenas
Extensão Rural
Buerarema

Como Citar

Marques, C. T. dos S., Gama, E. V. S., & Carvalho, A. J. A. de. (2009). A Agricultura do Povo Tupinambá de Serra do Padeiro, Buerarema - Bahia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8928

Resumo

O povo indígena Tupinambá da Serra do Padeiro se encontra em processo de reafirmação identitária e regularização de suas terras. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo diagnosticar e fomentar a troca de saberes entre as gerações sobre as práticas agrícolas adotadas na Aldeia, bem como discutir os problemas decorrentes destas e suas possíveis soluções. Foram realizadas 02 oficinas onde foram empregados métodos de Diagnóstico Rápido Participativo. A base econômica dos Tupinambá é a cultura a mandioca para produção de farinha. As espécies de ciclo curto são destinadas à segurança alimentar das famílias, com comercialização do excedente. A comunidade indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, embora tenha um foco voltado aos cultivos de importância econômica, possui características próprias de plantio, manejo e diversificação dos cultivos, baseadas no conhecimento local, como forma de garantir a sua segurança alimentar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.