Sistemas De Manejo Do Solo Para Produção De Cucurbitáceas
PDF

Palavras-chave

plantio direto
manejo agroecológico
adubação orgânica

Como Citar

Bianchini, C., de Lima, L. P., Conceição, P. C., & Paulus, D. (2009). Sistemas De Manejo Do Solo Para Produção De Cucurbitáceas. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8924

Resumo

Sistemas de manejo do solo envolvendo olerícolas apresentam poucos resultados de pesquisa. Para avaliar a produção de cucurbitáceas sobre diferentes tipos de manejo do solo e cobertura foi desenvolvido um experimento na UTFPR- Dois Vizinhos sob um Latossolo Vermelho. Foram avaliados dois sistemas de adubação da cultura da abobrinha (normal e antecipada) e sistemas de manejo do solo sob plantio direto e convencional. Foram utilizadas as culturas de cobertura de aveia solteira (em PC e PD) e um consórcio de aveia, ervilhaca e nabo implantado em PD. No período primaveril foi implantado a cultura de abobrinha de tronco (Cucurbita pepo). A adubação utilizada foi cama de aviário aplicada em covas em duas épocas: após a emergência das culturas de cobertura e antecedendo a semeadura da abobrinha. Houve efeito do sistema de preparo do solo sobre o número de frutos quando a cultura antecessora foi a aveia. Para o tamanho e diâmetro dos frutos, no entanto, não houve diferenças entre os sistemas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.