Adequação a legislação ambiental: Um estudo de caso na Microbacia Sanga Mineira, Mercedes – Paraná.
PDF

Palavras-chave

Uso do solo
georreferenciamento
adequação ambiental

Como Citar

Mondardo, D., Perini, L. J., Uhlien, A., Castagnara, D. D., Meinerz, C. C., Feiden, A., & Klein, F. G. (2009). Adequação a legislação ambiental: Um estudo de caso na Microbacia Sanga Mineira, Mercedes – Paraná. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8922

Resumo

Este estudo pretende estimar as possíveis perdas econômicas advindas da readequação à legislação ambiental (Lei 4.771, de 15/09/1965), das atividades econômicas realizadas na microbacia da Sanga Mineira, em Mercedes, Paraná. A primeira etapa do trabalho foi o levantamento cadastral e o georreferenciamento das propriedades, realizados com uso de cadastro multifinalitário e GPS. A segunda etapa foi realizada em Laboratório onde os mapas da situação atual e os do Plano de Controle Ambiental foram elaborados e os mapas de cada propriedade foram cadastrados no site sig@livre, pertencente a Itaipu Binacional. Os dados foram organizados em uma planilha onde foram avaliados a perda de área produtiva e diminuição da renda dos produtores. Através desse estudo foi constatado que com a readequação ambiental das propriedades da microbacia poderá haver diminuição nas áreas de agricultura e pastagem o que pode causar redução na renda dos proprietários.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.