Transição Agroecológica: A Experiência da Família de Seu Caboclinho no Território da Borborema – PB
PDF

Palavras-chave

Agricultura Familiar
Diagnóstico
Extensão Rural
Agricultura Orgânica

Como Citar

Marini, F. S., Moreira, J. M., Souza, M. F., Santos, J. B., Pereira, D. F., & Santos, D. (2009). Transição Agroecológica: A Experiência da Família de Seu Caboclinho no Território da Borborema – PB. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8915

Resumo

Foi realizada uma visita na propriedade do Seu “Caboclinho” situada no município de Areial PB, no ano de 2009, como uma ação da III Oficina da Rede de Construção do Conhecimento Agroecológico do Território da Borborema-PB. A propriedade de 5 hectares encontra-se em transição Agroecológica, sendo as principais atividades o cultivo de erva doce, feijão e mandioca diversificado com inúmeras outras lavouras, criação de bovinos e aves. O manejo é realizado com o uso de cultivador de tração animal, esterco bovino, restos culturais, biofertilizantes e caldas inseticidas. A trajetória de intensificação nos roçados foi verificada nos subsistemas da erva-doce, feijão e mandioca que contribuíram com a maior parte da renda bruta da família que, em 2008, foi de R$ 6.183,00. Percebe-se uma intensificação para a autonomia da criação animal. A integração dos diversos subsistemas da propriedade evidencia uma trajetória para o alcance da sustentabilidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.