Efeito do Biofertilizante no Enraizamento de Estacas de Erva Baleeira
PDF

Como Citar

Assis, B., Carvalho Júnior, W. G. O., Costa, G. A., Melo, M. T. P., Martins, E. R., Nobre, M. C. S. D., & Colen, F. (2009). Efeito do Biofertilizante no Enraizamento de Estacas de Erva Baleeira. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8914

Resumo

O presente estudo foi conduzido para avaliar o efeito do biofertilizante sobre o enraizamento de estacas de erva baleeira (Cordia verbenacea), em condições de casa de vegetação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições, sendo cada unidade experimental formada por 10 estacas. Os tratamentos foram definidos pelos tempos de imersão das estacas em biofertilizante (0, 5, 10, 15 e 20 minutos) e cada parcela foi mantida em casa de vegetação, sob nebulização intermitente, por 40 dias. Após este período, o comprimento da maior raiz, o número de raízes e de brotações, o comprimento da maior brotação, a porcentagem de enraizamento e a fitomassa seca das raízes e brotações foram avaliados. Não houve influência da imersão em biofertilizante no enraizamento de estacas de erva baleeira. Contudo, recomendam-se pesquisas subseqüentes, que avaliem maiores períodos de imersão de estacas desta espécie em biofertilizante.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.