Plantas Visitadas por Abelhas Africanizadas na Região Sul do Tocantins
PDF

Palavras-chave

Flora Apícola. Fenologia. Calendário Floral.

Como Citar

Tschoeke, P. H., Silveira, M. C., Miranda, V. C., & Silva, M. F. (2009). Plantas Visitadas por Abelhas Africanizadas na Região Sul do Tocantins. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8911

Resumo

O conhecimento das espécies de plantas que as abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) visitam e seus respectivos períodos de floração servem de subsídio para o apicultor melhor planejar o manejo das colméias em sua atividade apícola. Este estudo teve como objetivo conhecer as plantas visitadas pelas abelhas africanizadas e seus respectivos períodos de floração. O trabalho foi realizado no período de setembro de 2005 a outubro de 2006, na Região Sul do Estado do Tocantins, em apiários localizados em seis municípios, por meio de pesquisa participativa. Como resultados, foram identificadas 44 espécies distribuídas em 22 famílias e que possivelmente contribuem para a produção do mel e/ou manutenção dos enxames. Quanto à fenologia de floração das espécies, a maior porcentagem de plantas observadas tem florescimento entre julho a setembro.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.