Estudo Da Capacidade De Consumo Do Pulgão Da Couve Por Chrysoperla externa e Ceraeochrysa cubana (Neuroptera: Chrysopidae)
PDF

Palavras-chave

Controle biológico

Como Citar

Murata, A. T., & De Bortoli, S. A. (2009). Estudo Da Capacidade De Consumo Do Pulgão Da Couve Por Chrysoperla externa e Ceraeochrysa cubana (Neuroptera: Chrysopidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8902

Resumo

O trabalho foi conduzido em condições de laboratório com o intuito de se estudar a capacidade de consumo de duas espécies de crisopídeos Chrysoperla externa e Ceraeochrysa cubana (Neuroptera: Chrysopidae) alimentadas com pulgão da couve Brevicoryne brassicae (Linnaeus). Os dados foram coletados levando-se em conta a capacidade de consumo e o período de desenvolvimento larval, pupal e a viabilidade pupal. O objetivo principal do trabalho foi analisar a viabilidade de criação massal destes insetos em laboratório utilizando como alimento adultos de pulgão da couve Brevicoryne brassicae (L.), para a sua posterior liberação a campo, afim de atender principalmente ao agricultor familiar e aos produtores orgânicos e agroecológicos. Pelos resultados obtidos pode-se observar que tanto C. externa, como C. cubana apresentaram desenvolvimento normal quando alimentados com pulgão da couve, podendo ser utilizados em programas de controle biológico deste afídeo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.