Produção Orgânica de Milho: a Experiência da Família Pântano (São Domingos/SC)
PDF

Palavras-chave

milho orgânico
mucuna
transição agroecológica

Como Citar

Giehl, A. L. (2009). Produção Orgânica de Milho: a Experiência da Família Pântano (São Domingos/SC). Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8900

Resumo

O presente relato busca apresentar a experiência da família Pântano, de São Domingos/SC, que há cerca de 12 anos iniciou o processo de conversão agroecológica de sua propriedade e atualmente tem no milho produzido em sistema orgânico uma de suas principais fontes de renda. O milho é plantado em consorciamento com a mucuna. Dessa forma, têm sido obtidos excelentes resultados em termos de produtividade, atingindo-se até 137 sacas/ha. Também é possível perceber melhorias significativas nos índices de fertilidade apontados pelas análises químicas de solo. Contudo, o que se destaca é apropriação do processo produtivo por parte dos agricultores, garantindo-lhes um maior grau de autonomia em relação ao mercado e um maior poder decisório na condução da propriedade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.