Ferramentas Metodológicas na Construção e Fortalecimento de Projetos Agroecológicos
PDF

Como Citar

DO NASCIMENTO SANTOS, F., DE ARAÚJO, A. E., RIBEIRO BRITO DE ARAÚJO, A. M., ALVES WANDERLEY JÚNIOR, J. S., TRINDADE DE SOUSA VIEIRA, A. M., & MARCOS SANTANA, D. (2009). Ferramentas Metodológicas na Construção e Fortalecimento de Projetos Agroecológicos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8891

Resumo

A construção de projetos agroecológicos com jovens agricultores é um desafio para as instituições de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que estratégias de envolvimento são necessárias para que eles se apropriem da proposta e levem para as comunidades. O objetivo do trabalho foi construir projetos agroecológicos através de metodologias participativas. O trabalho foi desenvolvido no CCHSA/UFPB/Campus II – Bananeiras – PB, com a participação de 25 jovens agricultores. As ferramentas de DRP utilizadas foram: a “FOFA” e o PEPP. De início foi trabalhada a “FOFA” voltada para as comunidades representadas, depois a priorização de problemas e por fim o PEPP. Para cada problema priorizado foi construída uma proposta de projeto. O instrumento metodológico conhecido por “FOFA”, é possível identificar problemas e apontar soluções. O PEPP norteia a construção de projetos agroecológicos, com isso os jovens, são capazes de identificar e tentar solucionar alguns problemas em suas comunidades.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.