A Extensão Universitária na Construção da Consciência Ambiental
PDF

Palavras-chave

Ensino público
metodologia participativa
educação ambiental

Como Citar

Moreira, G. C. M., Dourado, C. da S., Caldas, T. E., França, N. de O., Carvalho, D. dos S., Conceição, B. S., & Luz Jaeger, S. M. P. (2009). A Extensão Universitária na Construção da Consciência Ambiental. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8880

Resumo

A extensão Universitária pode ser usada na educação ambiental uma vez que o processo de educação ambiental desperta na população, senso crítico sobre as relações de coexistência do homem e o meio. Neste contexto, este trabalho objetivou desenvolver ações extensionistas e ambientais, voltadas para as escolas da rede publica dos ensinos fundamental e médio, onde tais ações foram realizadas pelos estudantes do PET Agronomia nas escolas do município de Cruz das Almas (BA). Observou-se a partir das atividades, dinâmicas de grupo e metodologias participativas adotadas, o entusiasmo do público para inserir de forma interdisciplinar as práticas de educação ambiental no ano letivo. Os alunos das séries mais avançadas demonstraram um maior aproveitamento dos conteúdos discutidos, porém, ainda preservaram alguns valores construídos. Os alunos das séries iniciais se mostraram mais susceptíveis à mudança visto que, seus hábitos ainda não foram totalmente construídos pelo meio social.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.