Produção Sazonal de Biomassa de duas Espécies de Macrófitas Aquáticas Flutuantes (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) em Sistema de Tratamento de Efluentes
PDF

Palavras-chave

aguapé
alface d`agua
meio ambiente suinocultura
sustentabilidade.

Como Citar

Weirich, C. E., Costa, J. M., Klozovski, Élcio S., Feiden, A., & Boscolo, W. R. (2009). Produção Sazonal de Biomassa de duas Espécies de Macrófitas Aquáticas Flutuantes (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) em Sistema de Tratamento de Efluentes. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8877

Resumo

O trabalho teve o objetivo de avaliar a produção de biomassa no período de inverno e verão de duas espécies de plantas aquáticas (Eichhornia crassipes e Pistia stratiotes) no tratamento terciário de efluente de suinocultura. O delineamento foi ao acaso, totalizando 2 tratamentos e 4 repetições. O sistema experimental recebeu efluente de suinocultura diluído 3:1. Foram avaliadas as temperaturas do ar e da água em três períodos (8h, 12h e 16h). As temperaturas do ar ficaram entre 23,3ºC e 30ºC no verão e 19ºC a 30ºC no inverno e da água, entre 21,67ºC e 27,3ºC no verão e 17ºC a 22ºC no inverno. Avaliando a produção de biomassa para ambas as espécies o aguapé foi o que apresentou os melhores resultados, sendo a maior produção de 134 g.m¬¬¬-2.dia-1 e 106 g.m¬¬¬ ¬¬¬-2.dia-1 no período de verão e inverno, respectivamente. Para a pistia, os resultados foram de 59,3g.m¬¬¬ ¬¬¬-2.dia-1 e 23,66g.m¬¬¬¬¬¬-2.dia-1 nos períodos de verão e inverno respectivamente. O aguapé produziu maior biomassa em ambos os períodos analisados.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.