Modelo de Distribuição Universal para Análise de Sistemas Complexos
PDF

Palavras-chave

epistemologia
sistemas complexos
metodologia científica
análise não linear
refutabilidade.

Como Citar

Silverio, A., & Silverio, M. (2009). Modelo de Distribuição Universal para Análise de Sistemas Complexos. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8875

Resumo

A ciência contemporânea está tomada por prejuízos sistêmicos que, em geral, não passam de formas de adiar mudanças de paradigma. Possuímos hoje uma estrutura científica e psicológica marcada por uma visão especializada e binária. Esta estrutura será em breve substituída por um aparato conceitual analógico, com foco na captação e julgamento de informação contínua e fisiológica, viabilizando uma concepção cientificamente holística do mundo. Nossa intenção neste trabalho é apresentar um modelo capaz de distinguir os conhecimentos científicos, considerando a abordagem dos dados empíricos enquanto constituintes de sistemas complexos, abertos e não lineares, passível de constituir um método fiável de comparação entre sistemas complexos a partir da refutabilidade de hipóteses.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.