Mecanização da Compostagem Orgânica na Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA), Linhares, Espírito Santo
PDF

Palavras-chave

Mecanização da compostagem orgãnica

Como Citar

Maurício da Silva, V., Antônio Formentini, E., Ferreira Sales, E., & Fabian Rabelo Teixeira, A. (2009). Mecanização da Compostagem Orgânica na Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA), Linhares, Espírito Santo. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8873

Resumo

Iniciada em 2007, a experiência aqui relatada, remonta ao processo participativo de mecanização da compostagem orgânica na UEPA, CRDR/Nordeste, INCAPER de Linhares-ES. Para realizar testes específicos, otimizar a mão de obra disponível e produzir composto orgânico que atenda a demandas específicas, o Eng.º Agrícola do INCAPER, Eduardo Ferreira Sales, se baseou no protótipo (máquina) inventado pelo agricultor Sr. José Dalvi para construir a máquina de reviramento de composto (compostadeira) da UEPA. Os diversos testes com a máquina realizados na Unidade contaram com a participação de agricultores, técnicos, estudantes e outros. As velocidades que demonstraram maior eficiência, no que diz respeito ao tempo do reviramento e a reconstrução correta das leiras de composto, foram a dois e a três. Contudo, os testes realizados ainda são insuficientes para conclusões definitivas, e a replicação desta experiência deverá levar em consideração as realidades específicas de cada localidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.