Um novo olhar do sertão:avaliação participativa do Projeto Policultura no Semiárido
PDF

Palavras-chave

agricultura familiar
agroecologia
desertificação
desenvolvimento rural

Como Citar

Honorio de Freitas, P. (2009). Um novo olhar do sertão:avaliação participativa do Projeto Policultura no Semiárido. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8868

Resumo

Este trabalho sustenta que a promoção do desenvolvimento sustentável no semiárido baiano passa pela adoção de uma abordagem agroecológica, cujo enfoque deve ser o da cooperação com a natureza. Como exemplo aborda a experiência do Projeto Policultura no Semiárido, que durante dez anos buscou modificar a relação de centenas de agricultores familiares de quatro municípios com seu ambiente, pela adoção de práticas agroecológicas. Seu principal objetivo é a análise da trajetória deste Projeto, seus avanços e limites no campo da gestão social no meio rural, por meio da compreensão do contexto em que ele está inserido e das relações entre os atores participantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, cujos resultados demonstraram a relevância das práticas adotadas para promover a autonomia e garantir a segurança alimentar dos agricultores familiares. As conclusões evidenciam que o Projeto pode ser referência para o combate à desertificação e a promoção do desenvolvimento rural.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.