Ocorrência de ferrugem associada ao capim-annoni-2 (Eragrostis plana Nees) na Fronteira da Metade Sul do RS
PDF

Palavras-chave

controle biológico
inimigos naturais
capim-annoni-2

Como Citar

de Figueiredo Nachtigal, G., Fonseca Neumann, E. L., Amorim da Costa, F., & Garlich, N. (2009). Ocorrência de ferrugem associada ao capim-annoni-2 (Eragrostis plana Nees) na Fronteira da Metade Sul do RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8834

Resumo

O trabalho teve por objetivo evidenciar a ocorrência de ferrugem na Fronteira da Metade Sul do RS em decorrência da prospecção de microrganimos nativos associados ao capim-annoni-2. Foram realizadas duas expedições em uma área de abrangência envolvendo os municípios de Capão do Leão, Cerrito, Piratini, Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Quaraí, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, São Borja, Maçambará, Manoel Viana, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel, Caçapava do Sul, Santana da Boa Vista, Canguçu e Morro Redondo, no período de agosto a dezembro de 2008. Um total de 164 pontos foram amostrados e nestes o agente etiológico, identificado como pertencente ao gênero Uromyces sp., foi encontrado com frequência de 54% e disperso na Fronteira, à exceção da região entre Santana do Livramento e Quaraí. As possibilidades de utilização deste agente no manejo desta invasora exótica foi discutido com base nas estratégias de biocontrole.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.