Projeto Mão na Terra: Relato de Caso
PDF

Palavras-chave

Agricultura familiar
agroecologia
comunidades

Como Citar

Pereira, A. P. A., Linhares, L. M. P., Cruz, C. F., Azevedo, S. A. de, Asevedo, L. P., & Mendes, J. J. (2009). Projeto Mão na Terra: Relato de Caso. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8829

Resumo

Buscando nova utilização dos recursos naturais, o Projeto Mão na Terra surgiu com o objetivo de ensinar modelos de produção economicamente viáveis e ecologicamente corretos na agricultura familiar em São Luís-MA. Foram atendidas famílias da Cidade Operária e Vila Embratel em São Luís-MA, estudantes da APAE-MA e a Escola Agrotécnica da comunidade quilombola de Jamary dos Pretos, em Turiaçu-MA. Foram realizadas palestras sobre agroecologia e produção familiar, consultorias para avaliação das técnicas empregadas e destinação final do produto. Obteve-se como resultado a implantação de unidades familiares de produção, com colheitas destinadas ao consumo e a comercialização; ministração de curso prático aos estudantes quilombolas e o ensino de um modelo agroecológico de hortas como terapia ocupacional aos estudantes da APAE-MA. O Projeto teve grande aceitação por trazer uma proposta revolucionária alicerçada na interdependência entre cidadania e meio ambiente.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.