Caracterização da produção de hortaliças na região periurabana de Parintins - AM
PDF

Palavras-chave

composto
paú
adubação orgânica

Como Citar

Fragata de Oliveira, C., Uguen, K., & de Sousa, S. G. A. (2009). Caracterização da produção de hortaliças na região periurabana de Parintins - AM. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8821

Resumo

A cidade de Parintins está localizada numa ilha fluvial na margem direita do Rio Amazonas onde ainda coexistem atividades urbanas e agrícolas. O presente estudo teve como objetivo caracterizar, através de visitas e questionários, as práticas de adubação em especial para produção de hortaliças, nas comunidade periurbanas, Parananema, Macurany e Aninga. Apesar da grande diversidade de tamanho das propriedades, todos os agricultores possuem árvores frutíferas e a maioria possui animais de criação. Todos os produtores utilizam esterco bovino, porém possuem dificuldades de aprovisionamento do mesmo. Diversos outros materiais estão sendo utilizados, porém muitos materiais da propriedade poderia ser melhor aproveitado através de compostagem. Com os resultados, foi possível identificar as práticas promissoras, registrar as demandas extensionistas e traçar algumas diretrizes para apoiar o processo de transição agroecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.