Desempenho Produtivo e Controle de Nematódeos Gastrintestinais em Caprinos Suplementados com Frutos do Umbuzeiro na Região Semiárida
PDF

Palavras-chave

Caatinga
capim Buffel
Spondias tuberosa Arruda
umbu

Como Citar

Nascimento, T. V. C., Nogueira, D. M., Voltolini, T. V., Cavalcanti, N. de B., & de Araújo, M. M. (2009). Desempenho Produtivo e Controle de Nematódeos Gastrintestinais em Caprinos Suplementados com Frutos do Umbuzeiro na Região Semiárida. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8820

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito dos frutos do umbuzeiro in natura sob o ganho de peso e efeito anti-helmíntico em caprinos mantidos em pastagem de capim Buffel na região semiárida de Pernambuco. Foram utilizados 24 cabritos castrados e mestiços, distribuídos homogeneamente em três tratamentos: 1) Controle (n=8) alimentaram-se exclusivamente de capim Buffel; 2) Umbu 1x (n=8) receberam os frutos uma vez por semana, e 3) Umbu 3x (n=8) receberam os frutos durante três vezes na semana. Foram realizadas quatro observações, em intervalos de 14 dias. Não houve diferença significativa (P>0,05) para nenhum dos parâmetros avaliados. O ganho médio foi superior a 108,75 g/animal/dia. Durante o período experimental (56 dias), a média do OPG foi inferior a 450 ovos. A coprocultura apresentou 53,2 a 81,8% de larvas de Haemonchus contortus. Nas condições desse trabalho, o consumo dos frutos do umbuzeiro não influenciou o desempenho produtivo nem o controle de nematódeos gastrintestinais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.