Acúmulo de Fósforo e Potássio em Solo Adubado com Dejetos Suínos Cultivado com Milho sob Sistema Plantio Direto.
PDF

Palavras-chave

adubação orgânica
cama sobreposta
macronutrientes

Como Citar

Dortzbach, D., Léis, C. M. de, Sartor, L. R., Comin, J. J., & Filho, P. B. (2009). Acúmulo de Fósforo e Potássio em Solo Adubado com Dejetos Suínos Cultivado com Milho sob Sistema Plantio Direto. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8816

Resumo

O uso dos dejetos de suínos em doses e manejo correto é uma alternativa para propriedades agrícolas, permitindo o desenvolvimento sustentável de sistemas integrados de produção e possibilitando maior rendimento nas culturas. Avaliaram-se as alterações do P e K disponível em Argissolo Vermelho-Amarelo típico sob sistema plantio direto, no município de Braço do Norte, SC, em função da adubação com cama ou dejeto líquido de suínos e adubação nitrogenada solúvel. Forneceu-se o N recomendado e o dobro da dose para a cultura do milho. Coletaram-se amostras de solo nas profundidades 0–15, 15-30, 30-45 e 45-60 cm. Os maiores valores de K foram encontrados no tratamento CS2x na camada superficial, com diminuição em profundidade. Para P, os maiores valores ocorreram nos dois tratamentos com cama sobreposta. As quantidades de dejetos suínos aplicadas aos solos, associadas ao tempo de aplicação, implicaram em aumento dos teores de K e P, que ao longo dos anos podem causar problemas ambientais, principalmente pelo acúmulo de P.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.