Assentamento Darci Ribeiro: A Relação entre os Saberes e o Sistema de Produção Dentro da Perspectiva da Educação Ambiental
PDF

Palavras-chave

saberes
sistema de produção
educação ambiental

Como Citar

Santos, G. D. dos. (2009). Assentamento Darci Ribeiro: A Relação entre os Saberes e o Sistema de Produção Dentro da Perspectiva da Educação Ambiental. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8813

Resumo

Este trabalho objetivou analisar a situação do Assentamento Darci Ribeiro visando o estudo da sua organização, saberes em agricultura e sistema de produção tendo em vista o conceito de educação ambiental. O assentamento está localizado no município de Itaporanga D’Ajuda, em Sergipe. A pesquisa foi baseada em entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários. Depois que a terra foi obtida, necessidades básicas como água encanada, eletricidade, saúde e educação ainda não foram atendidas. Os saberes da agricultura foram herdados e o sistema de produção é baseado em tecnologia de muito baixo custo, porque os recursos financeiros são quase inexistentes. Como as necessidades básicas ainda não foram atendidas, a absorção do conceito de educação ambiental é muito difícil. Foi detectado certo desentendimento entre agências governamentais atuando no assentamento. Para melhorar as condições, os órgãos competentes deveriam tentar resolver os problemas de qualidade de vida e uso da terra.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.