Agricultura Agroecológica em Comunidades Quilombolas no Território da Região de Vitória da Conquista – Bahia
PDF

Palavras-chave

(Agricultura familiar
Agroecologia
Quilombos)

Como Citar

Ferraz Santos de Brito, I. P., Aragão Vieira, J., Santos de Deus, S. J., Araújo Gomes Sarmento, C. S., Amorim Vieira Aleixo, D., Rodrigues Nunes, R., Guerra Galvão, C., Miranda Heine, A. J., de Souza, F. N., & Conceição Júnior, V. (2009). Agricultura Agroecológica em Comunidades Quilombolas no Território da Região de Vitória da Conquista – Bahia. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8809

Resumo

Este trabalho trata da identificação e caracterização da agroecologia em propriedades rurais de comunidades remanescentes de quilombos no Território da Região de Vitória da Conquista. Assim, identificam-se técnicas utilizadas na produção e possibilidades da produção agroecológica. Através da metodologia descrita por GARCIA FILHO (1999) foram aplicados questionários para obtenção de dados e posterior análise. Esses indicaram que a produção atualmente segue muitas das técnicas e costumes das antigas gerações, herdadas juntamente com as propriedades. Trabalhando dessa forma, os produtores conseguem produzir para seu autoconsumo, e em alguns casos comercializar o excedente. Ao continuarem com as formas herdadas, também se continua com alguns hábitos não condizentes com a agroecologia, porém, nota-se a tendência nas comunidades de prevalecer um sistema de produção com baixo aporte de insumos químicos, devido principalmente à impossibilidade econômica de manter outro tipo de agricultura.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.