Características Produtivas de Rabanete ‘Gigante Siculo’ em Função do Modo de Aplicação de Composto Orgânico e Utilização de Cobertura Morta
PDF

Palavras-chave

Raphanus sativus.
adubação orgânica
forma de aplicação de composto

Como Citar

Sabedot, M. A., Steiner, F., Zoz, T., & Lemos, J. M. (2009). Características Produtivas de Rabanete ‘Gigante Siculo’ em Função do Modo de Aplicação de Composto Orgânico e Utilização de Cobertura Morta. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8803

Resumo

Com o objetivo de avaliar o efeito do modo da aplicação de composto orgânico e a eficiência da cobertura morta sobre as características produtivas do rabanete ‘Gigante Siculo’, conduziu-se um experimento em área de cultivo orgânico nas condições de Marechal Cândido Rondon/PR. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso em esquema fatorial 3 x 2 com quatro repetições. Os tratamentos resultaram da combinação de três formas de aplicação de composto orgânico (incorporado, superficialmente e localizado no sulco de semeadura) e na presença e ausência de cobertura morta de aveia preta (6 Mg ha-1). A aplicação do composto no sulco, mostrou ser uma prática bastante eficiente, comparados com outras formas de aplicação, por ter elevado significativamente a produtividade total e comercial. A cobertura dos canteiros com palhada de aveia preta proporcionou poucos benefícios sobre as características produtivas de rabanete, entretanto, proporcionou menor incidência de raízes rachadas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.